Segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Visualizada: 24 vezes
Ouvir matéria
O município de São Jorge do Patrocínio é o que mais reduziu a pobreza no estado do Paraná, segundo dados do IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, que considerou como pobres os municípios cuja renda per capita se situa em, no máximo, meio salário mínimo. A pesquisa, realizada em 2010 e recentemente divulgada, apontou avanços dos índices na região Noroeste e estagnação nas regiões Centro-Sul e Vale do Ribeira, onde a incidência de pobreza é maior. Na última década, o Paraná conseguiu reduzir o número de domicílios pobres de 32% (2000), para 18% (2010) – uma queda de 44% no indicador. Em São Jorge do Patrocínio o índice caiu de 58% para 18%, uma diminuição de 40 pontos porcentuais, colocando o município da Região Noroeste em primeiro lugar no ranking dos que mais diminuíram a pobreza. “Os bons resultados alcançados demonstram que estamos no caminho certo nas ações de combate às desigualdades, gerando empregos, incentivando a agricultura e ampliando a rede sócio-assistencial, além de executar projetos pontuais às necessidades de nossa população”, explica o prefeito Claudio Palozi.
ASSISTÊNCIA SOCIAL MOSTRA RESULTADOS
O município de São Jorge do Patrocínio possui uma população de 6.041 habitantes (CENSO IBGE-2010), sendo que cerca de 2500 são atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, inaugurado em 2006. “A partir de 2006, o Serviço Social em São Jorge do Patrocínio passou a ser prestado de forma sistemática dentro de diretrizes estabelecidas pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social, criando programas específicos e executando o orçamento em setores pontuais, de acordo com a demanda do município’, explica a assistente social Maria Alice Mazzei. “Isso estimulou a procura por qualificação profissional, gerando maior número de pessoas capacitadas para o crescente mercado de trabalho”, completa. O Programa Bolsa Família do município, que em 2005, atendia cerca de 650 famílias diminuiu para 430 em 2011, uma queda de 33%, demonstrando o crescimento do perfil de renda das famílias pobres.
MAIS EMPREGOS
Além disso, o setor de indústria e comércio apresentou crescimento no número de empregos formais, com incentivos oferecidos pelo município, por meio do Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Econômico – PROMADE. De acordo com o Diretor de Indústria e Comércio, Leandro Aparecido Sabino, esta ação possibilitou aos empresários ampliar suas atividades, como também a instalação de novas empresas, de segmentos diversificados, gerando maior quantidade de empregos.
AGRICULTURA FORTE
O setor agrícola também é contemplado com diversas ações de incentivos e repasses de recursos que estimulam a produção nas propriedades rurais no município. Programas como o Compra Local financiam a produção agrícola e pecuária, possibilitando que haja maior escoamento da produção entre a população do município, sobretudo as crianças da rede de ensino. As comunidades rurais são contempladas com subsídios constantes, tanto na aquisição de equipamentos, como suporte técnico, em parceria com entidades como a Emater. A agricultura familiar e a formação de cooperativas – duas em atividade no município, são consideradas como setores prioritários para o desenvolvimento da produção, de acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura.
Fonte: Gazeta do Povo; Departamento de Comunicação - SJP
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO É CONTEMPLADO PELO PROGRAMA FORTALECE PARANÁ
MUNICÍPIO PROMOVE CURSO DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA