Preven??o

CAMPANHA CONTRA O C?NCER DE PR?STATA MOBILIZA MORADORES

Sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Visualizada: 14 vezes


Ouvir matéria

Cerca de 550 homens a partir de 40 anos estiveram presentes na última sexta-feira (16) no Centro de Eventos da Sociedade Rural de São Jorge do Patrocínio, para a abertura da 4ª Campanha contra o Câncer de Próstata. A campanha é organizada anualmente pela Equipe Estratégia Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde, que orienta a população quanto a prevenção, tratamento e sintomas do câncer de próstata, que atinge cerca de 20% da população masculina a partir dos 50 anos. Na abertura da campanha estiveram presentes o prefeito municipal Claudio Palozi e o vice José Carlos Baraldi, o secretário de saúde Leandro Moreira da Cruz e profissionais do setor, agentes comunitários, vereadores e convidados. O ex-presidente do CISA, Agnaldo Gouveia, que atualmente realiza trabalhos de consultoria em secretarias municipais de saúde na região, lembrou dos resultados alcançados nas campanhas anteriores e da importância de se realizar este acompanhamento anualmente por parte da Secretaria Municipal de Saúde. “O trabalho deve ser contínuo e ter todos os profissionais envolvidos, no sentido de conscientizar os homens deste problema presente nesta fase da vida”, ressaltou Agnaldo. O diretor de relações públicas da UOPECCAN – União Oeste Paranaense de Estudo e Combate ao Câncer, da cidade de Maringá, Wilson Riedlinger e o médico oncologista Dr. Reginaldo José Andrade, também da UOPECCAN, estiveram presentes e conferiram a realidade de atendimento nos casos de prevenção e combate ao câncer no município, ressaltando sobre a busca constante de manter a população informada dos sintomas, prevenção e tratamento. O Dr. Reginaldo proferiu palestra em que expôs as melhores formas de prevenção ao câncer de próstata, principais sintomas e formas de diagnóstico. “Existe uma resistência preconceituosa quanto aos métodos de diagnóstico, que inibe a maioria dos homens a realizarem os exames, mas se essa barreira for derrubada, vão descobrir que é tudo muito simples”, afirma o médico.

Durante a reunião, senhas foram distribuídas entre os presentes para encaminhamento para a coleta de sangue, que será submetido ao teste PSA, que detecta alterações na próstata. O atendimento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro, no salão paroquial da Igreja Matriz Imaculada Conceição, das 12h as 15h.  

Mal pode ser prevenido com dieta e hábitos saudáveis

Alguns dos fatores que podem contribuir com o desenvolvimento da doença são genéticos e relacionados a hábitos prejudiciais para a saúde. Por isso, o melhor remédio é a prevenção. De acordo com médicos e nutricionistas, é essencial optar por uma dieta rica em frutas e vegetais, pois muitos deles possuem substâncias que são apontadas como responsáveis por garantir proteção e prevenção, para essa e outras doenças. Brócolis e couve-flor são altamente recomendados por possuírem uma enzima capaz de desintoxicar os carcinógenos. Além disso, a vitamina E e D também devem estar presentes na dieta, apenas na prevenção, pois tais vitaminas são fontes de nutrientes que podem auxiliar, também, no tratamento da doença.  

Fonte: Departamento de Comunicao - SJP

 Veja Também