Quarta-feira, 28 de março de 2012
Visualizada: 538 vezes
Ouvir matéria
Membros da Pastoral da Juventude, CORIPA e Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio estiveram em Guaíra no último sábado, 24 de março, para a primeira etapa do evento Rio + Limpo, que em Guaíra foi organizado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o ICMBio, Itaipu, Associação de Pescadores e CORIPA. A ação visou reunir o maior número possível de voluntários de diversos municípios para promoverem um “arrastão” em todas as margens do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande, recolhendo lixo, resíduos e demais materiais que possam degradar ou poluir os rios que banham as ilhas. Cerca de 200 pessoas entre pescadores, agentes ambientais, membros de entidades pastorais e representantes de outros setores reuniram-se na manhã de sábado no Centro Náutico Marinas, em Guaíra, para darem a partida nas embarcações rumo ao conjunto de ilhas.
A Pastoral da Juventude de São Jorge do Patrocínio foi encarregada de apresentar a imagem de São Francisco de Ilha Grande, esculpida por Frei Pacífico, também presente ao local. A imagem, de cerca de 2,5 de altura, esculpida em madeira, navegou pelas águas do rio Paraná até as margens das Marinas, quando o pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, Adair Bennemann, autoridades e participantes do evento a recepcionaram. Segundo a coordenadora da pastoral, Franciele Milan “a imagem de São Francisco de Ilha Grande representa o Parque Nacional de Ilha Grande como santo protetor contra as queimadas, protegendo a fauna e flora, e hoje somos devotos à ele pedindo as chuvas tão necessárias para a nossa região”. O padroeiro foi colocado em uma das embarcações para acompanhar a limpeza de algumas ilhas do rio Paraná .
O ponto de encontro para o recolhimento dos resíduos e todo o lixo encontrado foi a Praia do Sol, um banco de areia localizado próximo às ilhas, onde as embarcações foram ancoradas e recebiam o material vindo dos barcos a motor dos voluntários. Também lá, as equipes de limpeza realizaram o almoço e se concentravam para apreciar a beleza do local. O prefeito de Guaíra Manoel Kuba, esteve presente e acompanhou durante todo o dia os trabalhos dos voluntários. “Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento dos órgãos ambientais e da comunidade guairense”, declara o prefeito.
Cerca de 5 toneladas de lixo foram recolhidas pelas margens dos rios, ilhas de pescadores e residências ribeirinhas. Ao final do dia, todo o material foi trazido às margens da Marina pelas embarcações e depositado em caçambas dos caminhões da Prefeitura Municipal de Guaíra. De lá o material reciclável seria separado e o restante iria para o aterro sanitário. “É gratificante podermos apoiar iniciativas como esta, que deve ser estimulada em demais cidades da região, buscando conscientizar a população quanto à quantidade de lixo que pode estar acumulada às margens do rio neste tão valoroso arquipélago”, afirma o biólogo e secretário do Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio, Erick Xavier.
Como o Rio + Limpo é um evento intermunicipal, a próxima etapa etapa será em Porto Figueira, em Alto Paraíso, e contará com a parceria do Rotary Club de Umuarama, que há 15 anos realiza o tradicional Encontro Ecológico.
Confira mais fotos em nossa galeria de eventos:
http://sjpatrocinio.pr.gov.br/index.php?sessao=98fc8b97409f98&id=1111384
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente - SJP
SÃO JORGE DO PATROCÍNIO É CONTEMPLADO PELO PROGRAMA FORTALECE PARANÁ
MUNICÍPIO PROMOVE CURSO DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA