Sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Visualizada: 1008 vezes
Ouvir matéria
Em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, departamento de Vigilância Sanitária e de Agricultura em parceira com o abatedouro São Jorge, caminha para a erradicação do abate clandestino no município.
A ação é simples e faz um compromisso com os interessados em abater bovinos e suínos, sendo que a despesa de abate do bovino será em troca do couro e sebo do animal e a prefeitura junto ao abatedouro entrega o produto até o ponto de entrega, sem mais despesas. Segundo o Médico Veterinário Fernando Valério como resultado positivo, já aumentou de 3 abates no mês de julho para 15 no mês de setembro de 2013, isso graças a consciência de todos e da população em geral.
O departamento de vigilância sanitária comunica a todas as pessoas que o município que o programa de erradicação de abates clandestinos de animais, garante um abate com inspeção municipal, prevenindo que pessoas não adquiram doenças como cisticercose, tuberculose e brucelose bovina e demais enfermidades, doenças essas consideradas ZOONOES, alto risco a saúde.
Quando houver abates clandestinos e esses forem denunciados nos órgãos competentes, os responsáveis pelo abate serão notificados, todo material envolvido no abate será apreendido e dado seu destino final conforme a lei.
Em casos onde houver animais que tenham que ser abatidos com emergência, casos esses de animais fraturados e outros, os mesmos devem ser direcionados ao abatedouro do município, pois oferece ótimas instalações e o animal é inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal - SIM garantido um produto saudável para o consumidor final.
Para as pessoas que tenham interesse em abater um animal (bovino e suíno) no abatedouro, o mesmo deve retirar a GUIA de Transporte Animal – GTA na Prefeitura Municipal, levar o animal até abatedouro identificado, o mesmo passara por um jejum até o momento do abate, em seguida será abatido, inspecionado, resfriado em uma câmara fria por um período e após o mesmo é transportado em um furgão refrigerado até seu local de entrega.
Para o secretário de Saúde Sergio Laverde, toda ação que diminua o índice de doenças de animais contaminados com cisticercose, tuberculose e brucelose bovina e demais enfermidades, é muito importante e todos devemos ter a responsabilidade de procurar meios preventivos de não adquirir essas doenças.
Para maiores informações procurem a vigilancia sanitária de São Jorge do Patrocínio.
ENTREGA DE KITS DE MATERIAL ESCOLAR TEM INÍCIO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA DE AGRICULTURA PROMOVE CURSO DE CASQUEAMENTO PARA PRODUTORES RURAIS
ENTREGA DE KITS DO PROGRAMA NASCER BEM PARANÁ BENEFICIA GESTANTES DO MUNICÍPIO