São Jorge do Patrocínio - 37 Anos

TALENTOS LOCAIS, PRODUTORES E EMPREENDEDORES SÃO DESTAQUE NO ANIVERSÁRIO DE SÃO JORGE DO PATROCÍNIO

Domingo, 24 de junho de 2018

Última Modificação: 12/07/2018 13:23:09 | Visualizada 2833 vezes


Ouvir matéria

Em uma programação de eventos que teve início no início do mês e se estenderá até o final de junho, São Jorge do Patrocínio realiza uma série de eventos e atividades que celebram seu 37º aniversário, envolvendo  a população, entidades e organizações em geral. O destaque foi a programação festiva, realizada no Recinto da Sociedade Rural entre sexta-feira, 22, data oficial do Aniversário do Município, e domingo, 24. Os eventos tiveram grande participação da população que, durante os três dias visitou exposições de animais, feiras de comércio e demais stands de expositores. O local contou ainda com praça de alimentação onde eram servidas bebidas, salgados, doces de produção caseira e demais guloseimas. As crianças puderam se divertir em brinquedos disponíveis gratuitamente nas dependências do recinto.

Feiras de empresas e entidades e concursos de produtores

Na tarde de sexta-feira foi iniciado o II Concurso qualidade do Café, com a participação de produtores de café do município. O concurso, organizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Cocamar, avaliou as melhores seleções de grãos, desde o processo de escolha, processo de torra, pureza do produto e, finalmente, a bebida. Também contando com a participação de criadores e produtores de leite, ocorreu a abertura do I Mostra de Bezerras do Programa de Inseminação Artificial - PIA, que avalia bezerras das raças holandês, jersey e jersolanda, em características como porte, pelagem, postura e peso. O concurso escolheu os três melhores animais nas três raças e uma campeã geral. Ainda na sexta-feira, diversas entidades, instituições e empresas abriram a I Feira de Comércio, Negócios e Entidades, onde empresários e entidades de diversos segmentos tiveram espaço gratuito para exposição de seus produtos e serviços, com alguns ítens disponibilizados para venda. A feira, segundo o Departamento de Indústria e Comércio, visa valorizar as empresas e entidades locais, que demonstraram em espaços temáticos os trabalhos realizados, apresentando aos visitantes o resultado do que é produzido no município e a diversidade de segmentos dos setores produtivos.

Show Pratas da Casa

Na noite da sexta, a abertura das festividades apresentou quadrilhas juninas das crianças do Centro de Atendimento Espaço Criança e do Grupo Melhor Idade, e logo após, Show Pratas da Casa, com participação de moradores do município que possuem talentos diversos como música e dança. As apresentações foram muito aplaudidas e elogiadas pelo público em geral. Segundo a Secretária de Assistência Social Lílian Lilian Gouveia, o projeto de curso de música coordenado pelos professores Gilmar Piai e Anderson Almeida Pedroche, visa estimular novos talentos a se revelarem em eventos deste tipo, onde estar em um palco e encarar um público colabora com o desenvolvimento destas habilidades. "O Show Pratas da Casa já se tornou tradicional no calendário de eventos do município, dado o bom número de moradores que possuem o hábito de cantar, se destacando pela excelentes apresentações" declarou o prefeito José Carlos Baraldi. 

 

Missa e Show

No sábado, 23, a série de eventos teve continuidade à noite com a celebração da Santa Missa em Ação de Graças pelo Aniversário do Município, no salão do Recinto da Sociedade Rural. A missa foi celebrada pelo pároco da Igreja Matriz Imaculada Conceição Antônio Augusto Dornelas, com a presença do prefeito José Carlos Baraldi e a esposa Dulciléia Baraldi, o vice-prefeito Ronaldo Tinti e a esposa Leila Biázio, o presidente da Câmara Municipal Jair Sampaio de Lima, vereadores e demais lideranças locais, além de toda a população. Em seguida, a Banda Sandokan, da cidade de Toledo, realizou apresentação no palco oficial do evento, tocando diversos sucessos e animando a noite, com grande presença de público.

Fanfarras

No domingo, dia de encerramento das festividades, a programação teve início logo pela manhã, com a apresentação de quatro grupos de fanfarras da região. O grupo da cidade anfitriã, comandado pelo maestro Jefté Rodrigo de Oliveira recebeu as fanfarras das cidades de Alto Piquiri, Terra Roxa e Maria Helena. O evento contou com a presença de diversas autoridades da região, entre elas, o prefeito de Altônia Claudemir Gervasone e o vice Edvaldo Jerônimo da Silva, o Liu, o prefeito de Alto Piquiri Luiz Carlos Cardoso e o ex-prefeito de Iporã e representante da Casa Civil do Estado Cássio Trovo, todos sendo recebidos pelo prefeito José Carlos Baraldi, o vice Ronaldo Tinti, o presidente da Câmara Municipal Jair Sampaio, demais membros da equipe administrativa  e vereadores. O grande público viveu momento de emoção, graça e talento por parte dos participantes das fanfarras, que se alternavam nas apresentações, interpretando diversos sucessos e realizando evoluções de dança e coreografias. O maestro Jefté comandou as apresentações, exibindo as fanfarras de cada cidade e seus coordenadores, contando a trajetória de cada uma delas e convidando cada um deles a fazerem um pronunciamento. O grupo de fanfarra local ainda fez uma homenagem especial ao município executando o Hino Oficial, ao som das liras, percussão e evolução das baliseiras. Ao final das apresentações, os maestros foram premiados com troféus, em cerimônia que contou com a presença do deputado estadual Claudio Palozi.

Almoço e Premiações

Os melhores produtores do Concurso Qualidade de Café foram premiados no palco oficial, com premiação aos três primeiros colocados, que tiveram suas amostras avaliadas por técnicos da EMATER. Os vencedores receberam kits, chapéus e produtos como doses de sêmen e calcário. Também foram escolhidas as melhores bezerras da I Mostra de Bezerras do PIA, com a participação do deputado federal Osmar Dias. Logo após, todos foram convidados a participar do Almoço Oficial do Aniversário do Município, no Salão de Eventos, que contou com a participação de diversas lideranças, entre elas o prefeito de Esperança Nova Valdir Hidalgo Martinez, o Periquito, e sua equipe. A tarde se encerrou com a apresentação de roda de capoeira do Grupo Chora Menino, com integrantes de cidades da região, ente eles Mestre Osvaldo da cidade de Tapejara. "Agradecemos a todos que se dedicaram para a realização deste grandioso evento que, mesmo sendo modestamente organizado, superou as expectativas e atraiu grande público. O importante foi homenagear o cidadão sanjorgense e seu trabalho na construção da história desta cidade linda e próspera. Parabéns a todos", declarou o prefeito Baraldi.

 Veja Também