Animal Silvestre

ONÇA PARDA É CAPTURADA EM PROPRIEDADE RURAL DO MUNICÍPIO

Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Última Modificação: 21/08/2018 11:05:25 | Visualizada 1533 vezes

Animal precisou ser sedado para retirada de árvore; logo após foi devolvido à natureza.


Ouvir matéria

Na manhã de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Jorge do Patrocínio foi acionada em uma propriedade rural nas proximidades da cidade, onde uma onça parda foi avistada. Segundo proprietários, o animal teria chamado a atenção dos cães, de forma que se alojou no alto de uma árvore.

Fiscais Ambientais se deslocaram até o  local, confirmando  a veracidade do fato, e entraram em contato com o IAP - Instituto Ambiental do Paraná e UNIPAR, uma vez  que vez estes utilizariam os devidos procedimentos técnicos e ambulatoriais para a captura de animais silvestres.

Após chegada da equipe de resgate, o professor  Salviano Tramontin Belettini, Médico Veterinário responsável pelo setor de animais silvestres da UNIPAR, avaliou a situação e reconheceu a necessidade de usar  uma zarabatana  com tranqüilizante para sedar o animal, devido a localização onde o mesmo se abrigava.

Após o procedimento, o animal  foi capturado, submetido a exames médicos e em seguida, liberado para soltura pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O animal identificado como uma onça parda fêmea adulta, de aproximadamente 25 quilos, foi solto na área do Parque Nacional de Ilha Grande.

O secretário de Meio Ambiente Ronaldo Bunzel afirmou que, apesar de ser um fato que atrai atenção, esta espécie é bastante comum na região e, devido à proximidade com a área de preservação do Parque Nacional, ocasionalmente pode haver este tipo de ocorrência. A orientação é não provocar o animal, não tentar se aproximar e entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Meio Ambiente.

Fonte: Secr. Meio Ambiente / IAP

Fotos: Divulgação SEMMA

Fonte: Fonte: Secr. Meio Ambiente / IAP

 Galeria de Fotos

 Veja Também