LEI ALBIR BLANC

EVENTO EXPÕE AÇÕES CULTURAIS E MARCA LANÇAMENTO DE LIVRO DE POEMAS

Terça-feira, 03 de maio de 2022

Última Modificação: 05/05/2022 10:18:46 | Visualizada 353 vezes

Autor foi revelado no município e tem sua primeira obra publicada


Ouvir matéria

Na manhã da última sexta-feira, 29/04, o Departamento de Cultura de São Jorge do Patrocínio apresentou os resultados das ações realizadas no setor cultural no âmbito da Lei nº 14017 (Lei Aldir Blanc) durante o ano de 2021. Ao todo, sete projetos foram contemplados no município com recursos federais, no valor de 59,3 mil reais em repasse. Na ocasião estiveram presentes o prefeito José Carlos Baraldi, a secretária de Educação, Cultura e Esporte Rosângela Galiotti, vereadores, representantes de entidades, estudantes e demais colaboradores. O destaque foi para o lançamento do livro de poemas “Vertendo Ternura”, de Ney Souza Lima, nascido e criado no município e desde sempre criador de textos poéticos, além de grande conhecedor de aspectos característicos da localidade e seus costumes, adquiridos desde criança.

Vertendo Ternura

Ney foi contemplado em um concurso literário realizado no município, cuja premiação consistiu na impressão de mil exemplares de um livro de própria autoria e inédito, sendo estes destinados à venda pelo próprio autor, de forma a incentivar a carreira literária e difundir sua obra entre a população. “Esta iniciativa do setor cultural a partir de incentivos federais foi uma grande conquista aos artistas e demais talentos de nossa cidade, que sempre necessitaram de incentivos para a difusão de suas aptidões e que agora são revelados e prestigiados”, declarou o prefeito Baraldi. Ney agradeceu pela oportunidade e ao abordar o processo de escrita do livro, destacou suas experiências com diversos textos que segundo ele, compõem um acervo de cerca de cinco mil poemas. Em uma declamação, o poeta apresentou um texto escrito especialmente para a ocasião, onde homenageia a cidade de São Jorge do Patrocínio e poetas conhecidos da região. Ao final, o autor participou de um momento de autógrafos de livros adquiridos pelos presentes, onde posou para fotos e recebeu cumprimentos.

Documentário aborda rios

Durante as apresentações, foi lançado ainda o documentário “Os Rios de São Jorge do Patrocínio”, também financiado com recursos da Lei 14017 e apresentando, com belas imagens, um histórico dos rios que banham a cidade e arredores, considerando os afluentes do Rio Paraná, lagoas, ribeirões, e suas características. O filme foi produzido em forma de série de quatro vídeos, onde cada um aborda um rio e suas principais características, como extensão, localização e afluências. A Lei Aldir Blanc, aprovada em junho de 2020, destinou recursos aos municípios para que fossem repassados a artistas e demais produtores de cultura que tiveram suas atividades interrompidas devido à pandemia de covid-19. Os valores foram repassados em forma de auxílios financeiros, manutenção de espaços culturais, editais de concurso ou chamamento por parte do poder público, a fim de contemplar iniciativas culturais selecionadas.

Redação: Genivaldo Braz

Fotos: Luan Esteves

Fonte: Departamento de Cultura

 Galeria de Fotos

 Veja Também